

O Internato é etapa obrigatória e essencial da formação médica, conforme a Resolução CNE nº 3, de 30 de setembro de 2025. Trata-se de estágio curricular supervisionado, realizado em serviços de saúde próprios ou conveniados, com participação de docentes e preceptores, no âmbito do SUS e de instituições públicas privadas conveniadas.
De acordo com o Art. 32 da referida resolução, o internato corresponde a, no mínimo, 35% da carga horária total do curso de Medicina, com duração mínima de dois anos.
No Internato AFYA Porto Nacional, 30% da carga horária é destinada à Atenção Básica e aos serviços de Urgência e Emergência do SUS. Os 70% restantes abrangem as áreas de Clínica Médica, Cirurgia, Ginecologia e Obstetrícia, Pediatria e Saúde Mental, incluindo conteúdos de Saúde Coletiva, Medicina Intensiva e Traumato-Ortopedia.
Podem ingressar no internato alunos regularmente matriculados do 9º ao 12º período do curso de Medicina, sem pendências nos eixos do 1º ao 8º período, e mediante assinatura do Termo de Compromisso.
A estrutura do Internato AFYA Porto Nacional conta com Coordenação Local, Secretaria, Psicopedagogia (NED), Supervisores de Área, Comissão de Avaliação Local e preceptores por área.
